A tecnologia que revolucionou o ramo da contabilidade

Cada vez mais os empresários enfrentam a grande complexidade dos impostos, vendo sua margem de lucro escoar para as fontes do governo.
Se o processo já é complicado quando se trata do pequeno empresário, imagine os problemas e dúvidas que podem surgir junto com o crescimento do negócio. É importante, nesse momento, encontrar uma empresa de contabilidade que possa lhe ajudar a crescer de maneira confiável e responsiva.
A JCJ Contabilidade, ao analisar as dores e necessidades dos seus clientes, começou a vislumbrar um novo caminho, capaz de diminuir as dificuldades e angústias das empresas, onde a maior parte do lucro sempre ficava com o governo, apostando na completa modernização de seus serviços.
Foi a partir do mergulho realizado nas inúmeras possibilidades que a inteligência artificial vislumbra para o futuro, que o escritório de contabilidade resolveu investir com todas as forças na criação do robô Billy.
Misto de contador virtual e relações públicas do escritório, o Billy atua nas mais diferentes frentes de processamentos, consultas tributárias e até traz lembretes de aniversários. Tudo isso, justamente, para proporcionar aos clientes uma maior tranquilidade na execução das funções relacionadas a pagamentos de impostos e gestão de seus negócios.

A tecnologia como aliada

Jheynifer Jordão, proprietária da JCJ Contabilidade, começou a perceber que a tecnologia poderia ser uma grande aliada para escalar com qualidade no seu ramo de trabalho a partir de um período que passou nos Estados Unidos.
A partir de 2018, ela começou a desenvolver o projeto de inteligência artificial, após realizar um estudo do campo de mercado para o uso da IA. Como no Brasil o uso desse processo ainda era deficitário, ela decidiu trabalhar com afinco e criar o seu projeto.
“Eu elaborei toda a metodologia, desenhei todos os scripts, o passo a passo de todos os processos que deveriam ser feitos pelo robô. Foi onde contei com um amigo e parceiro em São Paulo, Eduardo, que topou esse desafio junto comigo.”
Jheynifer revela que, em 1 ano, eles conseguiram desenvolver, validar e testar, até que na pandemia, em 2020, o projeto estava funcionando 100%. Hoje o escritório consegue designar apenas um funcionário para fazer a análise do que está certo ou errado, de modo que o robô Billy se encarrega do restante.
Mas o que o Billy faz, efetivamente? “Ele faz vários processamentos e várias análises desde que exista um padrão. Ou seja, se está na legislação e os impostos não mudaram o Billy robô pode rodar muito mais rápido e qualitativamente sem erros, ele mesmo faz todo o processamento, entra no e-mail/portal e envia para o cliente”.
Entretanto, Jheynifer diz que a intervenção humana pode ocorrer, principalmente em casos nos quais muda a legislação e o padrão dos procedimentos, exigindo o uso do olhar e análise humana para a resolução de novas questões. Mas isso acontece até a adaptação do robô para as novas possibilidades.

Planos para o futuro

De olho nas constantes mudanças tecnológicas que ocorrem dia após dia, a JCJ já está antenada com novas possibilidades. Segundo Jheynifer, o escritório está desenvolvendo uma tecnologia mais avançada que é a Pyton, uma parte tecnológica que segue o mesmo processo com muito mais velocidade.
A empresa JCJ é especializada em lucro real, avançando com diversas frentes de oportunidade de redução de impostos e aumento do fluxo financeiro de seus clientes, entregando estratégias e direcionamento. Desse modo, a empresa mostra que é possível fazer um trabalho 100% correto, pagando o mínimo imposto possível e proporcionando um crescimento inteligente das finanças.
“Nós ficamos bem contentes porque eliminamos as chances de erros no processo e com isso conseguimos usar o melhor do humano que é Pensar em ajudar nossos clientes. Somos um escritório pequeno, mas com uma excelente vontade de servir e contarmos com a tecnologia. E eu vejo que conseguimos nos adaptar com a grande questão de mercado, que é a evolução tecnológica da contabilidade sem perder a sintonia humana”, finaliza Jheynifer.

Saiba mais sobre tecnologia