Precisamos nos movimentar

A possibilidade de ser fisicamente ativo pode estar escondida na sua rotina

A intensidade do dia a dia, o número de tarefas e de responsabilidades, o cansaço no fim de uma jornada de trabalho. Na hora de justificar os motivos que nos levam a adotar um estilo de vida pouco saudável, é possível relacionar diversos deles sem hesitar. Mas, para viver, é necessário que haja movimento. Para se viver bem, é preciso que se faça bem os movimentos. Encontrar um espaço para realizar atividades físicas pode trazer uma série de mudanças importantes na sua vida. Essa nova rotina não é apenas sobre a perda de peso ou melhorar o corpo, mas para transformar a mente, os hábitos e os vícios que pareciam não ter uma solução.

A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo. O personal trainer Caio Casilli explicou que hoje já está muito bem estabelecido e consolidado na literatura científica a importância do exercício físico para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. Pessoas ativas fisicamente adoecem menos, vivem mais e melhor. “Ao contrário do que muitos pensam, ao nos exercitarmos, trabalhamos muito mais do que somente os nossos músculos. Com isso, colhemos benefícios para o nosso corpo todo. Músculos, tendões e ossos mais fortes e resistentes, pulmões e corações mais saudáveis e eficientes, cérebro funcionando de uma maneira muito mais fluida. Temos mais disposição nas funções do dia a dia, dormimos melhor, nosso sistema imune é fortalecido”, comenta. Os benefícios são diversos. Além de tudo isso, o exercício físico, quando bem orientado, tem se consolidado como componente fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, tanto das crônicas mais comuns, como diabetes e hipertensão, até mesmo psoríase e enxaqueca, a cefaléia primária. 

Para Casilli, se manter ativo fisicamente é primordial para aqueles que buscam um envelhecimento saudável com qualidade de vida e bem-estar. Os conceitos de qualidade de vida e bem-estar são muito amplos e têm uma abrangência biopsicossocial; ser ativo fisicamente influencia em todas essas áreas. “Se formos olhar no campo biológico, o envelhecimento afeta desde a nossa massa muscular e óssea até a nossa cognição. Ao nos mantermos ativos e em movimento, nós não barramos esse processo porque ele é natural e faz parte da vida, mas o freamos, e muito, e mantemos nossas funções por mais tempo”, define Casilli. Além disso, muitas vezes a prática de exercícios é feita de maneira coletiva com outras pessoas, seja em academias, clubes ou praças, e isso é vital ao ser humano. Somos seres relacionais e, se pudermos manter esses laços e ao mesmo tempo nos mantermos em movimento, será perfeito. 

PEQUENOS HÁBITOS, GRANDE MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA

É considerado atividade física, na verdade, qualquer movimento do seu corpo que seja produzido pelos músculos esqueléticos e que gere e gaste energia. Pequenos hábitos já podem, juntos, provocar uma infinidade de mudanças que, com o tempo, farão uma grande diferença no seu dia a dia. Alguns exemplos são subir as escadas do seu prédio, em vez de ir de elevador todos os dias, trocar o carro por uma caminhada até o mercado ou padaria, andar de bicicleta ou passear com os cachorros. Seja em academias, praças ou pistas de corridas nas ruas, estar em contato com outros ambientes e com a natureza garante momentos essenciais de autovalorização e promoção de confiança e bem-estar .

Por  Adriana Chemin

Publicar comentário