Os benefícios das frutas vermelhas
As frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, mirtilo, entre outras) são ricas em vitamina B, flavonoides, antocianinas, licopeno e resveratrol, substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres circulantes e que poderiam causar danos às células e, por isso, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.
E não é só isso! Elas também previnem contra as doenças do coração (estudos mostram que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana ajuda a reduzir as chances de um infarto e câncer). Elas ainda são ricas em vitamina C, que protege o corpo contra os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, as frutas vermelhas são ricas em fibras, podendo ajudar não somente a melhorar o funcionamento e a microbiota do intestino, mas também ajudar na perda de peso.
Os principais benefícios das frutas vermelhas são:
- Previne doenças como Alzheimer e câncer por serem ricas em antioxidantes, o que evita os danos causados às células pelos radicais livres;
- Previne o envelhecimento precoce, pois os antioxidantes mantêm a saúde das células da pele;
- Melhora o funcionamento e a microbiota intestinal por serem ricas em fibras, principalmente a pectina, que possui benefícios para as bactérias presentes no intestino;
- Previne doenças cardiovasculares, pois ajudam a controlar o colesterol e a prevenir aterosclerose devido à sua propriedade antioxidante;
- Ajuda a controlar a pressão arterial, já que são ricos em água e sais minerais;
- Ajuda a emagrecer, por terem poucas calorias e serem ricas em fibras, que aumentam a saciedade;
- Reduz a inflamação no organismo causada por doenças como artrite e problemas de circulação;
- Fortalece o sistema imunológico, uma vez que os antioxidantes presentes em sua composição melhoram o funcionamento das células responsáveis pela resposta imunológica.
Para obter todos os benefícios das frutas vermelhas, é importante que esses frutos façam parte de uma alimentação saudável e equilibrada indicada por um nutricionista, de preferência, além de também ser importante praticar atividade física de forma regular para garantir os benefícios.
Como consumir
Geralmente, essas frutas costumam ser consumidas como geléias, doces e caldas, mas a produtora rural Tathyana Toda, especialista em agronegócios, recomenda que se dê preferência por consumi-las congeladas, pois o congelamento também mantém todos os seus nutrientes e aumenta a validade do produto, facilitando sua utilização, que pode ser na forma de suco e vitaminas, os quais não devem ser coados nem adicionados de açúcar. As frutas orgânicas trarão maiores benefícios para a saúde, pois são livres de agrotóxicos e conservantes artificiais.
Onde Comprar
Embora sejam cultivadas em Jaguariaíva (PR), as frutas vermelhas acima são comercializadas em Curitiba e RMC pelo casal de agricultores Thiago e Tathyana, no Sítio Made In Roça. Para conhecer melhor o trabalho da agricultura familiar desenvolvidas por eles e adquirir as frutas vermelhas, você pode entrar em contato pelo telefone (41) 99956-7759 e segui-los no Instagram: @popberrycwb.
Por Tathyana Pereira da Silva Toda
Publicar comentário