Galeria Tato estreia na ArtRio

Galeria paulista apresenta três de seus novos artistas representados fora do eixo Rio-São Paulo

Com obras de Anna Guerra e Juniara Albuquerque, ambas de Pernambuco, e Desirée Hirtenkauf, do Rio Grande do Sul, Galeria Tato estará no setor Brasil Contemporâneo, destinado a artistas dos mais diferentes estados, excluindo os grandes centros de arte do país.

A 14ª. edição da ArtRio acontece de 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória. O estande da Tato é o BC9, no Pavilhão Mar.

A Galeria Tato, localizada na Barra Funda, em São Paulo, participa pela primeira vez da ArtRio. Para sua estreia, a galeria optou pelo programa Brasil Contemporâneo, destinado a artistas de fora do eixo Rio–São Paulo, com curadoria de Paula Borghi. No evento, a Tato apresentará obras de três dos seus oito artistas representados: Anna Guerra e Juniara Albuquerque, ambas de Pernambuco, e Desirée Hirtenkauf, do Rio Grande do Sul. Outra artista que participa do estande da Tato é Lidia Lisbôa, do Paraná, hoje representada pela Galeria Millan, que entra como convidada. A 14ª. edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro acontece entre 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória.

A participação da Tato na ArtRio espelha a nova fase da galeria, que em 2024 voltou a representar artistas. Desde 2020, a instituição estava focada em projetos itinerantes e em programas para desenvolvimento de carreira de artistas. Ao longo de 14 anos, mais de 150 talentos emergentes passaram pelos projetos oferecidos pela instituição, sendo alguns hoje representados por algumas das maiores galerias do país. Neste ano, além de seguir com os programas, a galeria volta a atuar na representação de artistas. Além de Anna Guerra, Desirée Hirtenkauf e Juniara Albuquerque, fazem parte do seleto grupo da Tato:  Ana Michaelis, Hiago Bezerra, Lucas Quintas, Luiz 83 e Pedro Hórak.

A ArtRio é reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes. O programa Brasil Contemporâneo, do qual a Tato fará parte, propõe uma visão mais ampla da produção artística nacional, valorizando questões culturais e econômicas, história regional e matéria-prima local. A Galeria Tato ocupará o estande BC9 do Pavilhão Mar, construído na área externa do evento.

SOBRE A GALERIA

A capacidade de dinamizar a carreira de artistas promissores está no DNA da Galeria Tato. Fundada por Tato DiLascio, em 2010, em São Paulo, a Tato logo se firmou como um polo de atração de artistas, curadores e agentes atuantes do mercado. Um dos destaques da galeria é o programa “Casa Tato”, que em 2024 chega a sua 12ª. edição, cada uma com mais de 100 horas de encontros on-line, cerca de 14 artistas por turma, a participação de diversos profissionais do circuito e duas exposições coletivas por grupo. A Galeria Tato está localizada na Barra Funda, no quadrilátero emergente do circuito paulistano de arte contemporânea. Entre seus programas destacam-se, além da “Casa Tato”, o “6×6” e a “Clínica para Artistas”, facilitados por diferentes profissionais engajados no sistema da arte nacional e internacional. Em seu espaço físico, a galeria oferece uma vasta programação, com exposições ao longo de todo o ano.

 

ARTISTAS NA ARTRIO

ANNA GUERRA – @annaguerra_artes

Nascida no Recife, PE (1970), vive e trabalha em São Paulo (SP). Atua como artista visual há mais de 20 anos. Seu trabalho parte da arte popular e investiga tradições religiosas, festividades e cultura material através da artesania, do bordado, do têxtil e da pintura. Apresentou exposições individuais na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e no Paço da Alfândega, no Recife. Seus trabalhos fazem parte de coleções públicas e privadas, entre elas a do Museu de Arte Contemporânea de Olinda, do Instituto Brison Vilela de Guarulhos e do Acervo Infraero, Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife.

DESIRÉE HIRTENKAUF – @desireehirtenkauf.art

Nasceu em Estrela, RS, reside e trabalha em Lajeado, RS. Filha de pai iugoslavo e mãe brasileira, cresceu em ambiente artístico. Tem formação em Letras pelo Centro Universitário Univates, Lajeado, RS. Trabalha sobretudo com desenho. De 2009 a 2016, frequentou o Atelier Livre de Porto Alegre, na oficina de desenho. Costuma nomear seus trabalhos de “desenhos literários”, em que se nota a presença de uma multiplicidade de figuras, dentro de micronarrativas. Recentemente, seu trabalho expande-se para a costura. O que já aparecia sobre o papel ganha a superfície têxtil, em busca da espacialização do trabalho.

JUNIARA ALBUQUERQUE – @juniarrra

Pessoa não binária, artista visual independente, nascida no Recife, PE (1995). Vive e trabalha em São Paulo. Seu trabalho remete à alquimia como o prisma de sua investigação, potencializando substâncias entre o orgânico e o industrial a partir de suas vivências. Realizou sua primeira individual, “SECA: experimentando a vida após a morte”, em 2022, no museu Murilo La Greca, em Recife, pelo edital de microprojetos do Funcultura – PE. Colaborou na produção da obra/instalação “Raízes” para a inauguração do Museu das Favelas, e na exposição individual “Ofício: Fio: Mulher Esqueleto”, no Sesc Pompéia, ambos projetos da artista visual paranaense Lidia Lisboa, em São Paulo. Participou da exposição “As vidas da natureza morta”, no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, com curadoria do Claudinei Roberto; e do 51º Salão de Arte Contemporânea de Santo André – Luiz Sacilotto, com curadoria de Marcio Harum, Érica Ferrari e Tatiana Ferraz.

 

SERVIÇO
Galeria Tato na ArtRio
Artistas: Anna Guerra, Desirée HirtenKauf, Juniara Albuquerque e Lidia Lisbôa (convidada)
Data: de 25 e 29 de setembro de 2024
Local: ARTRIO – Pavilhão Mar – estande BC9, no setor Brasil Contemporâneo, Marina da Glória, Rio de Janeiro
Ingressos: entre R$ 40,00 e R$ 80,00
Horário: todos os dias, das 14h às 21h
Instagram: www.instagram.com/galeriatato