Brasil Eco Fashion Week

Como é bom estar de volta ao backstage, mais ainda, ao lado do gênio da modelagem, Lucas Bettin, à frente da Transmuta, Lucas uni forças com a super notável Ruth Kuryiama e juntos apresentaram a primeira coleção no Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo, um evento nacional focado no futuro e nas tendências sustentáveis.

Lucas e Ruth escolheram o jeans como base para todas as criações, utilizando 90 calças jeans descartadas. A coleção une upcycling de alto padrão e arte têxtil, resgatando o charme original das peças e aplicando técnicas artísticas para aprimorar sua estética. O resultado são silhuetas dramáticas e refinadas, equilibrando o casual e o sofisticado com influências japonesas.

(…)

Nos dias que antecederam o desfile, no inspirador ateliê da Ruth Kuryiama, um refúgio urbano que mais parecia um conto de fadas, com plantas e animais de estimação por todos os lados, pude acompanhar todo o processo de finalização dos looks, começando pelo Kimono jeans, símbolo da união entre Ruth e Lucas, a regata, feita em tule com estampa inspirada na obra “A grande onda” de Katsushika Hokusai, feito de confetes de jeans, costurados um a um, que ganharam outras versões, como a calça pantalona e o vestido curto de manga longa, com ar de Japão anos 60. A arte têxtil foi um ponto forte na coleção, a textura navalhada e a estamparia gráfica em foil, sofisticam as peças, deixando elas únicas. Vale observar, todo o trabalho de modelagem, todas as peças tem recortes espelhados, o que faz admirável o cuidado em manter o visual equilibrado das criações, enaltecendo o corpo da mulher. A coleção, intitulada “Drama Azul”, fecha com dois grandes looks, o maxi quimono, em matelassê todo inspirado em Katsushika Hokusai, tão imponente, que faria qualquer mulher se sentir uma rainha e fechando com a obra mais ousada, o vestido de 2,30m de circunferência e uma estola de mangas, feitas a partir de cós de calça trançado, arte pura, que fez o público gritar de emoção no desfile.

 
A mulher da Transmuta + Ruth Kuryiama tem um perfume japonês, é sexy, ousada e empoderada. Lucas e Ruth dedicaram horas de trabalho, detalhes e ressignificação, fazendo dessa colaboração um grande sucesso.

E eu? Eu fiz todo styling do desfile, na construção visual da beauty, confeccionei alguns calçados e até na escolha do design dos acessórios, que era feitos de papel mâché da designer Luciana Meireles, um trabalho que tive muito prazer em participar.

Ser sustentável é mais do que uma escolha de moda; é uma forma de viver, cuidar e proteger o nosso planeta. Agradeço a Lucas e Ruth por essa incrível jornada de aprendizado e criação.

A2nder Amaral | Colunista 4 Estações.