Coisa de Nerd: conheça o canal do YouTube que conquistou uma legião de fãs no Brasil

Nilce Moretto e Leon Martins já alcançaram a marca de 17 milhões de inscritos na plataforma

Enquanto muitas pessoas estão na internet procurando atalhos para o sucesso, Nilce Moretto conta que está correndo uma maratona. É com essa simplicidade e leveza que a jornalista e produtora de conteúdo comenta o próprio trabalho. 

Com a mesma tranquilidade, ela compartilha a sua rotina ao lado do seu esposo, Leon Martins, e convida o espectador a uma proximidade quase familiar. E o resultado não poderia ser melhor: o casal já conquistou uma comunidade de 17 milhões de inscritos no YouTube. Mas, diferentemente de muitos produtores e influenciadores digitais, Nil e Leon são pioneiros no Brasil e começaram a produzir conteúdo em um momento em que tudo ainda era novidade. 

 

Como tudo começou

Nilce se formou em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e trabalhou como repórter na Rede Record em Goiás. Enquanto isso, Leon fazia vídeos como hobby e chegou até o YouTube em uma época em que a plataforma não era vista como comunidade, nem como oportunidade de negócio. 

  Em 2011, Leon começou a produzir vídeos sobre games e decidiu ter um canal voltado para o assunto. Assim nasceu o Coisa de Nerd (10,9 milhões de inscritos), que também fala sobre tecnologia e ciência. 

As participações de Nilce nos vídeos começaram de forma despretensiosa, mas os dois perceberam que existia uma boa sintonia e que as interações agradavam o público. Além de participar, a jornalista também decidiu usar a sua formação para ajudar na produção do canal. “No final de 2011, surgiu a possibilidade de monetizar esse tipo de conteúdo no Brasil e nós fomos um desses canais pioneiros na produção de conteúdo como negócio. De repente, o que era hobby virou trabalho”, afirma Nilce.

  O ciclo na TV foi encerrado quando Nilce decidiu dedicar-se exclusivamente à produção de conteúdo junto com Leon. Em 2013, o casal também criou o canal Cadê a Chave? (4,14 milhões de inscritos) para mostrar os bastidores do Coisa de Nerd e dividir a sua rotina com o público. Mas com tanto engajamento, o canal ganhou vida própria, com características e linguagens individuais. “Separamos a produção e cada um de nós ficou responsável pelas decisões editoriais de um canal.  No Coisa de Nerd, Leon fica mais à frente, no Cadê a Chave?, sou eu”, conta Nilce

 

Correndo uma maratona

Nilce Moretto considera que é fundamental aprender a lidar com a cobrança e com o tempo de cada coisa. O segredo não é ter metas impossíveis ou inalcançáveis, nem adoecer durante o processo, mas é olhar cada situação com a lente que ela exige. “O que me tranquiliza é ter uma visão de que não estou correndo cem metros rasos, mas correndo uma maratona. Posso perder velocidade em alguns momentos, porque a minha jornada é longa e eu não comecei para terminar logo, eu comecei essa jornada para ser a minha vida. Então consigo pensar nela num prazo mais estendido, em uma ideia de durabilidade maior”, esclarece Nilce.

Essa consistência trouxe uma influência positiva e a possibilidade de novos projetos. Dentre eles, o casal lançou em 2019 o canal República Coisa de Nerd (1,82 milhões de inscritos), voltado para reacts e gameplays, e o podcast Quero Ouvir Podcast, trazendo entrevistas com pessoas que são referência em suas áreas. Em 2020, durante a pandemia, também nasceu o canal Financeiro (223 mil inscritos), apresentado por Nilce e pelo economista Luiz Persechini, que fala sobre dinheiro, investimento e economia de um jeito simples.

  Nilce explica que, no início, os dois cuidavam de todos os detalhes e, por isso, mesmo com uma produção menor, a rotina era mais corrida. Com o crescimento, houve também a profissionalização e a possibilidade de ter uma equipe para ajudar. Outra coisa que facilita muito para eu organizar o meu tempo é que a minha família é completamente compreensível nesse sentido e o meu marido está comigo o tempo todo. Então trabalhamos juntos, pensamos juntos, e isso é um facilitador”, alega Nilce. 

 

Um olhar para o futuro

  Sem dúvida, a proximidade com o público é uma realidade na vida de Nilce, afinal, o casal foi pioneiro na produção de conteúdo no Brasil e o espectador teve a oportunidade de acompanhar essa evolução. “Não estamos aqui em um vídeo que vai viralizar e ser o único que a pessoa vai assistir em nosso canal. Ela é convidada a fazer parte da nossa vida, a entender como pensamos, a integrar uma comunidade e conviver com a gente diariamente na cozinha da nossa casa”, nos diz Nilce. 

  Mas a afinidade com o público e o pioneirismo não são os únicos diferenciais. Na contramão de muitos influenciadores, em uma década de trabalho na internet, Nilce se propôs a trazer pautas relevantes que, muitas vezes, estão longe de serem o assunto principal pelo país. Entre eles, assuntos que envolvem política, educação e ciência. 

  Mesmo com tantos projetos pessoais e profissionais que ainda deseja realizar, a jornalista e produtora de conteúdo conta que tem sonhos coletivos para o Brasil: que um dia o país possa, de fato, valorizar a educação e a ciência, investindo efetivamente nessas áreas. “Mesmo que eu não consiga viver isso durante a minha vida, gostaria de ver um sinal que estamos entrando nos trilhos. Outro sonho coletivo é resgatar nossa capacidade de conversa cívica e civilizada no espaço público. É um sonho pelo qual também me dedico e gostaria que todos sonhassem juntos para tornarmos realidade”, completa.

Por Joenalva Porto Dias

Publicar comentário