O ambiente mais importante da casa
O quarto é considerado, por muitas pessoas, o ambiente mais importante da casa. É o espaço em que nos sentimos seguros, mesmo em momentos de vulnerabilidade. É o nosso refúgio, onde recarregamos as nossas energias físicas, mentais e espirituais através do repouso, do sono e da meditação. Por ser o cômodo de maior intimidade das pessoas, deve ser planejado de modo que transmita conforto, tranquilidade e privacidade.
Quando o projeto é feito para um casal, é preciso estudar a rotina dos parceiros, como casal, e as necessidades de cada um separadamente, pensando em um espaço em que um não interfira negativamente no conforto do outro. Com uma setorização assertiva da suíte, que leve em consideração as características de cada um e esteja em sintonia com a personalidade e estilo do casal, este espaço pode e deve agregar valor na relação e nas experiências ali vividas.
Ao projetar esse espaço, é preciso manter em equilíbrio as formas, cores e materiais, pensando na harmonia do ambiente como um todo, sem deixar de lado a personalidade dos proprietários. Combinar o seu estilo com o estilo minimalista é, em muitos casos, uma alternativa viável a ser adotada, pois este estilo tende a trabalhar o cômodo sem exageros, gerando um espaço visivelmente mais leve e menos estressante. Contudo, qualquer outro estilo pode ser adotado, desde que seja elaborado sem perder o foco sobre a função do espaço e o que ele deve transmitir.
Com base nisso, separamos algumas dicas para que o quarto seja elaborado de modo a agregar valor diário em sua vida.
Primeiro, abuse da iluminação e ventilação natural sempre que possível. Deixar o sol entrar faz muito bem para a saúde, já que ele age como um bactericida natural, matando fungos e ácaros, resultando em maior qualidade do ambiente. Além de promover também o aumento de satisfação e bem-estar por auxiliar a produção da endorfina e da serotonina, conhecidas como hormônios da felicidade.
Evite deixar muitos objetos expostos a fim de conceber um ambiente fácil de limpar e de manter. O acúmulo exagerado de objetos, além de tornar o ambiente pesado visualmente, conflita com a função que ele deve atender. Estar arrumado e limpo é algo imprescindível.
Esteja atento à seleção de materiais que deve ser estudada cuidadosamente para que o ambiente não pareça frio ou pesado demais. Características como estas podem causar sensações negativas a quem usa o espaço diariamente. O exagero de texturas, cores e materiais pode ser um problema se não trabalhado com muito cuidado. Contudo, a seleção correta dos mesmos, pode garantir que você se sinta acolhido e confortável todos os dias.
Lembre-se, seja um quarto simples ou uma grande suíte, este é o seu espaço mais íntimo e pessoal dentro da sua casa. É nele que você, sozinho ou com um companheiro, deve se sentir seguro, tranquilo e confortável todos os dias. Portanto, investir no seu quarto é investir em qualidade de vida, pois é ali que você termina e começa grande parte dos dias da sua vida.
Publicar comentário