Academia curitibana de boxe e muay thai impulsiona jovens no desenvolvimento de seus talentos

590m² parecem mais do que suficientes para abrigar estrutura para treinamento, preparação física, vestiário e outras necessidades para atletas de elite, além de sala para fisioterapia e massagem. Contudo, o propósito da tradicional e respeitada Boxe Training Club e sua equipe qualificada ultrapassa muito o espaço físico.

A prática regular de esportes, como o boxe e muay thai especialidades da BT Club —, estimula a mente e o corpo, e, também, a transformação da sociedade. A academia integra diversos projetos, tais quais a Associação Novo Boxe Brasil (NBB), de alto rendimento, e a Equipe Curitiba Hard Punchers, focada em trabalhar com crianças em situação de vulnerabilidade e transformar vidas por meio do esporte. 

Para o proprietário da academia, Eduardo Carneiro Leal, que apoia os projetos que unem o boxe e a sociedade, a modalidade pode construir laços entre o esporte olímpico e todos os públicos e segmentos sociais. “A equipe Curitiba Hard Punchers prega a união dos amantes e praticantes do boxe junto aos cidadãos que queiram somar para a evolução desse esporte, com trabalho árduo, empenho, garra, amor e paixão”, pontua.

Curitiba Hard Punchers: foco no alto rendimento atlético e transformação social

Cristiano Simões foi o primeiro atleta e professor contratado pela academia, e, também, o principal responsável pelo projeto que começou em 2013, com a fundação da Associação Novo Boxe Brasil, e o projeto “Boxe na Escola”. Hoje, ele é diretor do Curitiba Hard Punchers. O atleta explica que jovens em idade escolar, que estudam em escolas públicas, e se destacam na iniciativa “Boxe na Escola”, são convidados a participarem do time de alto rendimento.

Um dos primeiros jovens convidados para o projeto, aprovado pela Prefeitura há cinco anos, foi Gabriel Segalla Lima, pupilo de Cristiano. O primo, que já integrava a equipe, apresentou o jovem para o diretor do projeto, o qual o treinou e testou para competições. Em cinco anos de boxe, Gabriel já participou de diversas lutas e campeonatos, tendo sido o segundo colocado do Campeonato Catarinense de Boxe em 2017 e o terceiro colocado do Campeonato Paulista de Boxe em 2018. Nos mesmos anos, participou do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Entretanto, o principal, para o jovem, não são os títulos e as conquistas esportivas. “O boxe, para mim, gerou muita disciplina. Me transformou em uma pessoa diferente. Me tirou das ruas, de amizades que não eram boas, ocupou o tempo que eu investia de modo errado”.

O treinador, Cristiano, confirma o comentário de Gabriel e atesta que o principal objetivo do projeto é “não somente formar atletas, mas formar cidadãos de bem”. É consenso entre os dois que o boxe abre portas e direciona jovens aos bons caminhos. E, por consequência, os idealizadores do projeto auxiliam seus atletas nas vidas profissionais e acadêmicas.

Gabriel comenta que, em 2019, pausou os treinos para estudar para o vestibular, e, durante esta etapa, foi motivado e auxiliado pelo Curitiba Hard Punchers e a Boxe Training Club, que lhe proporcionou a 

oportunidade de frequentar um curso pré-vestibular. Atualmente, o jovem cursa Educação Física e treina outros jovens do projeto, perpetuando, desta forma, os ensinamentos e o apoio proporcionados a ele. 

O projeto funciona como uma via de mão dupla. Se, para Cristiano, o projeto conduz “um bem muito grande, pois proporciona contribuir para a sociedade, de alguma forma, utilizando o esporte como ferramenta social”, para Gabriel, o sentimento é de realização, pois encontrou no boxe uma motivação para a vida. “Hoje trabalho com algo que gosto muito”, conclui.

A academia Boxe Training Club está localizada na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 598, próximo ao Parque Barigui. Possui fácil acesso por meio das principais avenidas da cidade, a Mário Tourinho e a Sete de Setembro. Além disso, possui acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Por Eloiza Marques

Publicar comentário